Aluna do Projetar, Isadora, lança livro

A estudante Isadora Caldara Pioli, de 12 anos, surpreendeu sua família e seus amigos ao escrever sua primeira obra de ficção. A ideia de escrever o livro, intitulado “Iasmim Lancem – O Quinto Elemento”, partiu da própria aluna que desde cedo demonstrou interesse pela leitura.
A autora destacou a importância do incentivo familiar. “Sempre gostei muito de ler. Apresentei a ideia aos meus pais e eles me deram total apoio. Durante todo o processo tive o incentivo da minha família. Eu estou muito feliz e realizada por ter conseguido lançar este livro, espero que sirva de incentivo para outras pessoas”.
Os pais da estudante demonstraram satisfação pela iniciativa da filha. “Nós já acompanhávamos o interesse dela pela leitura e recebemos como uma boa notícia a ideia que ela tinha de escrever um livro, então nos comprometemos a publicá-lo assim que ela terminasse”, afirmou Geanna Caldara Pioli, mãe da jovem.
Isadora teve além dos incentivos dos pais, familiares e amigos, o apoio das escolas CNA e do Sistema de Ensino Projetar que patrocinaram a impressão do livro.
Obra
“Iasmim Lancem – O Quinto Elemento” tem 84 páginas e conta a história de uma garota que descobre um grande segredo na família de seu pai. Junto com alguns companheiros, ela terá que lutar contra um grupo de pessoas que querem transformá-la.
As ilustrações foram produzidas pelo próprio pai da estudante. Os desenhos surgiram das ideias que Isadora tinha de cada personagem.
"Eu não tinha conhecimento nenhum com programas para desenvolver as personagens, mas fui aprendendo e junto com as dicas que ela me dava íamos juntos construindo. É muito gratificante como pai ter uma filha aos 12 anos de idade escrevendo um livro e aos 12 lançando, vê-la fazendo aquilo que gosta e ir por esse caminho estou muito feliz e realizado como pai", destacou Doriedson Pioli, pai da Isadora.
Tarde de autógrafos
Na tarde desta segunda-feira (25), a partir das 16h, a jovem autora participa de uma tarde de autógrafos na Biblioteca Municipal de Linhares "Antônio Azevedo de Lima", localizada na Praça 22 de Agosto, no Centro de Linhares. O evento é aberto ao público.
O Mantenedor do Sistema de Ensino Projetar, Roberto Carlos Nespoli, destacou a importância do incentivo à leitura. “Nós do Projetar estamos honrados em apoiar nossa aluna nesta iniciativa de lançar um livro e realizar esta tarde de autógrafos. É muito gratificante notar que as atividades pedagógicas propostas em nossa instituição são aplicadas no cotidiano dos alunos”, explicou.
Lançamento
No dia 20 de novembro foi realizada a cerimônia de lançamento do livro “Iasmim Lancem” de autoria de Isadora Caldata Pioli. O evento foi realizado na sede da escola de idiomas CNA. Participaram dezenas de pessoas, entre familiares, professores e amigos da autora.
"Assim que soube que a Isadora estava escrevendo um livro eu disse a ela que quando estivesse pronto que trouxesse para eu ler. Fui acompanhando o trabalho, o esforço a determinação dela e quando tomei conhecimento da obra não medi esforços para ajudá-los foi quando decidi patrocinar juntamente com a escola Projetar a impressão do livro e que faria o lançamento do livro aqui no CNA”, afirmou Claudia Magnago Caldara, proprietária da escola de idiomas CNA.
Sobre a autora
Isadora Caldara Pioli, a caçula de um casal de filhos, nasceu em Linhares em 2001. Desde pequena demonstrava interesse nas histórias contadas pelas suas avós. Aprendeu a ler através de gibi e foi se interessando cada vez mais pela leitura. Há quatro anos, Isadora teve o maior despertar, pedindo livros de presente, posteriormente decidiu escrever sua própria obra.
 

Comments are closed.