Língua Portuguesa

9 motivos para estudar Português

Além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem. Saiba por quê

Nós usamos a Língua Portuguesa desde que temos apenas dois anos de idade – às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, é verdade. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta. É preciso saber ler, escrever, interpretar. E mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.

Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua. O Português, nossa língua mãe, nos possibilita uma boa comunicação, facilita a vida em sociedade e é essencial para o aprendizado de outras disciplinas. E talvez você não saiba, mas é uma das línguas mais faladas do mundo. Como você pode ver, motivos não faltam para levar a sério a disciplina de Língua Portuguesa. Veja abaixo 9 motivos para estudar a nossa língua.

1. Ensina a se expressar bem

Só estudando Português e treinando (muito) a leitura e a escrita que o seu filho vai aprender a usar a língua da forma correta, tanto oralmente como ao escrever. E você sabe: falar e escrever certo é essencial para conseguir passar em vestibulares, concursos e conseguir bons empregos. Ou seja, já é um grande passo rumo a um futuro brilhante!

2. Estimula o gosto pela leitura

Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de adquirir cultura e até um ótimo passatempo. Passatempo? Sim, é isso mesmo! Só quem já leu um grande romance, daqueles que a gente não consegue largar antes do fim, sabe como ler é um ato prazeroso.

3. Aumenta o repertório

Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e, com isso, adquirir cultura e aumentar o seu próprio repertório em qualquer assunto. Se o seu filho se interessa por astronomia, por exemplo, vai ser muito mais fácil ler e pesquisar sobre o assunto se ele estiver plenamente alfabetizado e se souber interpretar textos.

4. Evita que o "internetês" saia da internet

É inevitável. Ao usar a internet seu filho terá contato com o "internetês" e suas abreviaturas (você = vc, beleza = blz) e versões de palavras (aqui = aki). É preciso considerar o "internetês" como a linguagem utilizada nos meios eletrônicos. Não force para que ele "corrija" o que escreve neste ambiente. No entanto, o "internetês" deve mesmo ficar restrito à internet, ambiente em que é aceitável. Fora do computador, é preciso que seu filho saiba escrever corretamente – e só um bom professor de Português é capaz de ensinar isso a ele.

5. É essencial para estar bem informado

Hoje saber o que acontece na nossa cidade, no nosso país e no mundo é essencial para compreendermos a realidade em que vivemos. Portanto, estar bem informado é imprescindível quando se vai a uma entrevista de emprego, por exemplo. E é a capacidade de ler e interpretar textos que nos proporciona isso. E não estamos falando apenas de leitura! Para entender uma explicação sobre os conflitos no Oriente Médio em um documentário na televisão também é essencial entender a nossa língua!

6. É a sétima língua mais falada no mundo

Fala-se muito que aprender inglês e espanhol é essencial para os estudos e o trabalho hoje em dia. E ninguém discorda disso, já que ambos estão entre as cinco línguas mais faladas da Terra (a mais falada é o mandarim, no entanto). Mas o que muita gente não sabe é que o português é a sétima língua mais falada no mundo, sendo idioma oficial de mais seis países além de Brasil e Portugal. São eles: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Um bom motivo para aprender – e bem – a nossa língua, não?

7. É a base para a compreensão das outras disciplinas

Saber Português é essencial para aprender Matemática. Achou estranho? Pois pare para pensar: como o seu filho vai entender as explicações do livro de Matemática se não estiver plenamente alfabetizado? O mesmo acontece com Ciências, História, Geografia… Por isso, o Português é a base de toda a vida escolar.

8. Desenvolve a imaginação

Quem lê uma história de ficção automaticamente está usando a imaginação, afinal é impossível ler a descrição de uma praia, por exemplo, sem imaginá-la. E isso ocorre não só com crianças. Adultos imaginam o tempo inteiro quando estão lendo, muitas vezes sem nem perceber. Então, para incentivar o seu filho a usar a imaginação e torná-lo uma criança mais criativa, nada melhor que uma boa leitura!

9. Treina a coordenação motora

Aprender a escrever é uma atividade que, além de desenvolver o raciocínio, treina a coordenação motora das crianças, já que elas aprendem a "desenhar" letra por letra e depois a juntá-las, para assim formar palavras e textos. Estudar a Língua Portuguesa é, portanto, importante também para desenvolver as habilidades manuais das crianças.

Texto Luciana Fleury – Educar para Crescer

 

Comments are closed.

Língua Portuguesa

Dia 05 de novembro foi o Dia Nacional da Língua Portuguesa.  O Português é o sétimo idioma mais falado no mundo: somos aproximadamente 178 milhões de falantes. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reúne oito países onde o português é idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A Língua Portuguesa também é um dos idiomas oficiais da Guiné Equatorial e da região administrativa especial chinesa de Macau.

O dia 05 de novembro foi escolhido em homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Ruy Barbosa foi um importante intelectual da sua época, além de um grande estudioso do nosso idioma. A data comemorativa foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006.

A língua é a expressão da identidade e da cultura de um povo. O português foi trazido para o Brasil durante a colonização e aqui se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Hoje, o português é falado de formas diferentes pelas diversas regiões do país e está sempre se renovando. Por tudo isso, é muito importante valorizar a última flor do Lácio.

Em homenagem, veja, abaixo, dicas para usarmos corretamente o nosso português. A gramática pode ser difícil e complicada, mas sempre devemos recorrer a ela para evitar os erros comuns da nossa língua.

*Por Carolina Linhares

 

 

Comments are closed.