PROERD

Alunos do Projetar recebem diploma de formatura do Proerd
Na noite desta terça-feira (26), o 12° Batalhão de Polícia Militar do Espírito Santo realizou a formatura de mais um grupo de alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) ao longo do ano letivo.
Na ocasião, alunos do Sistema de Ensino Projetar e outras duas escolas de Linhares participaram da solenidade de formatura que ocorreu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.
Durante a cerimônia, os participantes acompanharam um pouco do que foi aprendido durante o curso e puderam prestigiar a alegria dos estudantes em participar do projeto.
A aluna do Projetar, Camili Cirilo Loureiro, 11 anos, ressaltou a importância do Proerd. “O programa nos ensinou a dizer não às drogas e à violência. Não preciso de drogas, pois quero ter uma profissão. Com o uso de drogas não tenho futuro, afirmou.
O coordenador regional do Proerd, capitão Nunes, conduziu a cerimônia e destacou os principais objetivos das aulas. “O programa trabalha a educação preventiva e mostra aos alunos os malefícios causados pelas drogas. Permite que as crianças desenvolvam ações positivas na sociedade”, destacou.
Participaram da cerimônia o capitão da PM, Anderson Simonassi, o subtenente Kober (2º Batalhão de Bombeiro Militar), o subtenente do Tiro de Guerra de Linhares, Silvio Norberto e os sargentos Rangel, Rosemberg e Audilene (12° Batalhão da PM). O Mantenedor do Projetar, Roberto Carlos Nespoli, as diretoras Judite Apolônia Adame do Rosário e Ana Lúcia Meneli Lozer Marin também compareceram ao evento representando as escolas.
Sobre o Proerd
O Proerd é voltado para alunos do Ensino Fundamental, do 5º ano, com idades entre 9 e 12 anos e do 7° ano, com idades entre 12 e 16 anos. Crianças e adolescentes participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, a fim de que aprendam a resistir às pressões e dizer não às drogas e à violência.
O programa consiste numa ação conjunta entre o policial militar, devidamente capacitado, educadores, pais e comunidades, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre as partes.
 

Comments are closed.

PROERD

Proerd: 950 crianças preparadas para dizer não às drogas.

950 crianças de 15 escolas de Linhares receberam seus diplomas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na noite desta terça-feira, 03, no ginásio do BNH e estão preparadas para dizer não às drogas.

A formatura teve início às 19h30 no Ginásio Poliesportivo do Bairro Novo Horizonte, e os 950 alunos presentes emocionaram o público presente mostrando empolgação e respeito ao programa e aos policiais que instruíram a garotada durante o curso.

A empolgação teve início quando 950 vozes cantaram, espontaneamente, a música tema do Proerd, e encheram o ginásio com um coro dizendo que para manter-se a salvo é preciso dizer não.

O respeito demonstrado pelas crianças aos policias envolvidos no curso foi exemplar. A cada nome chamado para compor a mesa era uma vibração e a satisfação nos rosto dos instrutores/policiais era visível.

Para as crianças o curso foi o momento de tirar dúvidas, e neste quesito os alunos ficaram satisfeitos. Para as alunas Débora, Rafaela, Gabriela e Jaiara (foto ao lado), que cursam o 5º ano no Centro Educacional Projetar, o Proerd significou muito mais do que um simples não. “Gostamos muito porque agora a gente sabe o que fazer, como dizer não e ter um futuro” contam sorridentes.

Se a perspectiva para os alunos são boas, os professores que acompanharam os alunos no percurso enxergaram uma mudança já durante o curso. De acordo com Erika Duarte Baiôco, professora de geografia do Centro Educacional Projetar, um dos pontos mais legais do curso foi a curiosidade dos alunos, que queriam saber de tudo, mas o que mais impressionou foi a disciplina e o respeito que foram adquiridos com os instrutores. “As crianças perguntavam de tudo e como tinha muita dúvida em alguns momentos elas se atropelavam, mas depois aprenderam a esperar e perguntar um de cada vez”, afirma a professora.

Na prática, parece que o programa colherá bons frutos, como afimou o Secretário Municipal de Segurança, Coronel Jones Matos. "Nosso intuito é fortalecer os trabalhos de prevenção com crianças e jovens, sobre o uso de drogas, contribuindo para a redução da violência em Linhares, tornando o município seguro e, melhor ainda, de se viver".
Sobre o Proerd
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – é um projeto social desenvolvido há 10 anos pela Polícia Militar e nasceu por meio do Programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), uma iniciativa de educadores e policiais americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando a diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

Posteriormente, foi apresentado ao Brasil, que recebeu a denominação de Proerd, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo, mantendo a metodologia original.
 

Assessoria Centro Educacional Projetar

Previous

Next

Comments are closed.