Regina Jesus Rodrigues

6º ao 9º Ano
Turno Vespertino
• Graduação em Geografia.
• Pós-graduação em Geografia do Brasil.
• Pós-graduação em Educação Ambiental.
• Pós-graduação em Ensino Religioso.
• Experiência profissional desde: 2000

Geografia

A geografia, como Ciência Social, tem a preocupação de entender o espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido, o papel da geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno. Não nos serve o papel de passar informações, pois isto, os meios de comunicação já fazem com mais recursos. As mudanças ocorridas com a globalização mudaram também a noção de tempo e espaço, de relações de trabalho e de poder nas diversas esferas da sociedade.

Assim, a geografia serve para ajudar o educando a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar o verdadeiro cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial, bem como as inter-relações, enfim, a sociedade como um todo, despertando a sua verdadeira cidadania e necessidade da conquista de seu próprio espaço, capaz de transformar e usufruir os benefícios da natureza, conservando-a.

Portanto, o campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem, e ao mesmo tempo, produzem modificações que constroem e reconstroem permanentemente. A realidade a ser estudada não pode ficar restrita aos seus limites, devendo sempre ser contextualizada no espaço e no tempo, sem que se perca de vista as várias dimensões da escala geográfica.

Next

Comments are closed.