Sala de aula climatizada, melhor aprendizagem

Estudar em um ambiente climatizado melhora o rendimento escolar, principalmente das crianças, que por natureza são mais agitadas, além de proporcionar tranquilidade e conforto.


Quem não gosta de trabalhar em um ambiente fresquinho? Agora se imagine estudando em salas de aula climatizadas?


Essa é a realidade dos alunos do Centro Educacional Projetar, que depois de uma reforma, podem estudar tranquilamente em um local onde o calor fica longe, e o melhor, a escola já comemora uma mudança de postura dos alunos depois das salas climatizadas.


De acordo com a professora Lidiani dos Santos Mitri, que dá aulas para a turma do Jardim II, a sala climatizada faz com que as crianças fiquem mais calmas. “Um ambiente fresco deixa as crianças mais tranquilas. O calor as deixa muito agitadas e isso atrapalha a aula”, afirma a professora dos alunos de 5 anos.


E não é só a professora que comemora. Os alunos, em unanimidade, aprovaram a mudança, como contou a aluna Lara Baloneck. “Gosto muito porque fica fresquinha e não faz calor”, falou a aluna de 5 anos que já sabe muito bem que é melhor estudar no conforto. Lara foi acompanhada de toda sua turma, que levantaram as mãos afirmando que adoraram a mudança na escola.


Normalmente os alunos gostavam de ficar pelos corredores, esticar o horário de intervalo e fazer aquela cera comum aos estudantes. Não gostam mais. A professora Lidiani conta ainda que agora as crianças pedem para ir para a sala de aula. “Eles não querem mais ficar no pátio, agora só desejam ficar na sala” garante a professora.


Mas não é só calmaria e desejo de ficar na sala. O ambiente climatizado proporciona mais do que conforto. Para o professor melhora em todos os aspectos, como enfatizou Maria Cecília, professora do 2º ano. “Agora as crianças desenvolvem melhor o aprendizado, porque elas conseguem ficar mais tempo concentradas e isso, automaticamente aumenta a produção das atividades”.


São várias vantagens, que vão além de melhora da aprendizagem e aumento da produção intelectual. Existem, também, os fatores externos, como por exemplo, as portas e janelas fechadas impedem que o barulho atrapalhe, como afirma Maykel Martins, professor de história. “Antes tínhamos que deixar as portas abertas e o barulho atrapalhava demais, hoje não temos esse problema e muitos outros, como por exemplo, alunos no corredor”, finaliza Maykel.


Custo X Resultado
No momento de instalar condicionadores de ar o primeiro questionamento é o gasto energético, que aumenta consideravelmente. Mas na questão das salas de aula, o investimento compensa nos resultados imediatos, como conta o diretor da escola, Roberto Carlos Nespoli. “O custo é absorvido porque os resultados são muito bons”, afirma Nespoli, que nem precisa falar muito, porque é perceptível entre alunos e professores que todos ganham e não há quem fica no prejuízo.


Assessoria de comunicação
Centro Educacional Projetar
 

Comments are closed.