Se preparando para o ENEM

Matemática, Física, História… Tudo ajuda na hora da Redação

A dois meses do exame, professores dizem que dominar todas as matérias é fundamental.

Não basta saber escrever bem para conseguir um bom resultado na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na reta final de preparação para o teste – que acontece em outubro –, os professores de cursinho buscam ajudar na solução de um problema grave que a contece na hora de redigir: a falha na argumentação. Um dos segredo é fazer com que os alunos utilizem conhecimentos de outras disciplinas
para enriquecer o texto.

A maior dificuldade percebida pelos professores é a falta de identidade dos alunos nos textos. Segundo eles, muitas vezes o estudante entende bem a língua, sabe organizar as ideias, mas não foge do comum. “Se o candidato escreve como a maioria, dificilmente terá uma boa nota”, explica o professor Heitor da Silva Campos Junior, professor do colégio Sagrado Coração de Maria.

Na busca dessa originalidade, ele aponta que os candidatos devem sempre escrever buscando em outras disciplinas ganchos que possam enriquecer a argumentação. “O aluno deve pensar diferente. Mobilizar conteúdos em qualquer área do conhecimento. Ele precisa pensar sobre como cada disciplina pode contribuir com o texto, de acordo com o tema principal”.

Começar relembrando um fato histórico pode ser uma ótima ideia, explica Heitor. “Já tivemos aluno de Biologia que conseguiu argumentar bem em um texto sobre o papel da tecnologia utilizando a Teoria da Evolução, de Darwin”.

A professora Ana Paula Gomes de Oliveira, do UP, observa que a contextualização também é fundamental. “O desafio é estabelecer uma ponte com outras disciplinas ou então com assuntos da atualidade. Se o assunto é aborto, é possivel vincular com a saúde, com legislação, educação, sexualidade”, aponta.

PREPARE-SE
5 dicas para uma boa Redação
1 – Atenção às atualidades, especialmente as notícias do início do 2º semestre (nesse período a prova é confeccionada)
2 – Dedique-se à leitura de diferentes opiniões de vários assuntos
3 – Treine bastante para praticar a escrita e desenvolver o conteúdo
4 – Faça texto com propostas pedidas em anos anteriores
5 – Leia atentamente comandos/enunciados e observe detalhadamente o que a questão propõe

LEONARDO SOARES
lgsoares@redegazeta.com.br
A GAZETA TERÇA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2013

Comments are closed.