Vestibular

É hora de começar a se preparar para o Vestibular. Em entrevista, professora de pré-vestibular explica como deve ser a preparação.

O vestibular é um dos testes mais esperados e importantes da vida. A preparação para esse momento exige dedicação, foco e, sem dúvida, tempo. Segundo especialistas, começar a preparação com antecedência é essencial.

Diesther Scarpati, professora do curso preparatório para vestibular ProVest, é um desses especialistas. Em entrevista, ela explica por que começar a estudar antes é vantajoso e ainda dá dicas sobre a escolha do curso e da instituição de ensino superior.

Confira:

– Por que começar a estudar para o vestibular com antecedência é essencial?

Diesther – A preparação para qualquer exame deve ser feita com antecedência, pois o candidato terá mais chance de rever o máximo possível do conteúdo que está previsto no programa da prova. Dessa maneira, ele tem como se planejar e estabelecer metas a serem alcançadas no decorrer do período de preparo. Além do mais, a primeira etapa sempre é o ENEM, e este exige habilidades que devem ser trabalhadas no decorrer de todo o ensino médio.

– Quais as vantagens de começar a estudar antes?

Diesther – Tranquilidade e autocontrole. Quando se está preparado, as questões não se tornam enigmas na frente do candidato, pois o exercício diário faz com que ele seja capaz de aplicar o que aprendeu durante o curso. Sendo assim ele fica mais confiante em si mesmo. Pois o momento do exame é só ele, a prova e o que ele se dispôs a aprender.

– Como se lembrar do que foi estudado no início do ano na hora da prova, que, na maioria das vezes, ocorre entre novembro e dezembro?

Diesther – Acredito que lembrar de tudo é muito difícil, mas o candidato bem preparado tem mais probabilidade de lembrar aquilo que exercitou. Não existem questões diferentes dos exercícios. Quanto mais se exercita, mais se fixa. Dessa maneira, pode acontecer de o candidato se deparar com alguma questão semelhante às que ele estudou durante sua preparação.

– O que o vestibulando não deve fazer?

Diesther – Desistir. É um caminho longo de meses de preparação e muitos acabam desistindo no meio do caminho. Se a pessoa deseja essa aprovação, então ela tem que persistir e nunca desistir.

– É interessante prestar vestibular em mais de uma instituição de ensino superior? Por quê?

Diesther – Vai depender do objetivo do candidato. Ele deve ficar atento às instituições que utilizam a nota do ENEM apenas como primeira fase e não deixar de se preparar para as outras etapas. Existem instituições que tem discursivas de quatro matérias. Mas, o mais importante é o candidato estar bem com o curso que deseja cursar, pois assim a preparação é mais direcionada e de forma não desgastante.

– E prestar vestibular visando mais de um curso, é interessante? Ou o vestibulando deve manter o foco em apenas uma área de conhecimento?

Diesther – Quando o candidato já sabe o que realmente deseja, com certeza sua preparação é mais eficaz. Isso ajuda na hora de montar seus horários de estudo. O interessante é buscar por áreas de afinidade e que tenham uma preparação similar. Na dúvida, existem profissionais qualificados para orientar quanto à escolha da profissão.

– Que outras dicas você daria para quem está se preparando para o vestibular?

Diesther – Na minha vivência com candidatos em preparação para concurso, o que realmente dá certo é a  DISCIPLINA. A partir do momento que o candidato se organiza e cumpre com suas metas, ele é capaz de gerenciar suas atividades para alcançar seu objetivo, a aprovação. E, claro, a escolha de um bom curso preparatório vai auxiliá-lo mostrando o que estudar e como estudar. O cursinho faz com que o candidato ganhe tempo para estudar mais, ao invés de ficar procurando, pesquisando conteúdos, exercícios e simulados.

Sobre o Pro-Vest

Mantido pelo Centro Educacional Projetar, o Curso Preparatório Pré-Vestibular Pro-Vest tem estrutura moderna e conta com lousa digital sensível ao toque.

Inscrições abertas. Aulas a partir de 11 de Março.

Mais informações: (27) 3264 3567

Assessoria de Comunicação
Centro Educacional Projetar

Previous

Next

Comments are closed.