A importância da Autoestima

As emoções positivas tem grande importância em várias áreas de nossa vida, seja no sucesso escolar, profissional ou pessoal. A autoestima é um sentimento construído ao longo da vida, e a contribuição dos pais é importante para incentivar a capacidade de mobilização dessas emoções e para que a criança construa um bom conceito de si mesma.

A autoestima é a forma geral de como a pessoa se avalia, se gosta, tem boa aceitação e se sente em relação a si mesma. As crianças formam este sentimento a partir da maneira como são tratadas por pessoas importantes para ela, tais como pais, amigos e professores.

Criticar não é uma atitude errada, mas deve existir cuidado na maneira de mostrar as atitudes não corretas. Não se deve relacionar o comportamento incorreto à criança, pois xingamentos só contribuem de forma negativa do desenvolvimento das emoções, tornando-as pessoas menos realistas e menos efetivas no seu desempenho, pois se consideram inferiores e incapazes de solucionar seus problemas.

A família desempenha um papel fundamental na construção da autoestima. É muito importante a disponibilidade dos pais em atender os filhos de forma que eles se sintam valorizados, respeitados e incentivados a crescer. A criança precisa perceber que é amada, que é importante para seus pais, e essa comunicação deve fazer parte do cotidiano.

Demonstrar carinho, bons sentimentos e até mesmo um simples elogio, pode contribuir para que a criança se sinta valorizada, deixe de exibir mau comportamento e tenha maior segurança para enfrentar a vida.

Grupo Pimpão em 3 de junho de 2013.

Comments are closed.