Dica de livro

12 livros que para quem precisa de inspiração.

Uma seleção de obras de ficção para enfrentar as difíceis situações da vida real.

Jovens, adultos ou idosos – e até crianças -, todo mundo passa por aquele momento em que os problemas parecem ser muito grandes para serem resolvidos sozinhos. Nessas horas que buscamos uma luz no fim do túnel, os livros são uma ótima fonte de inspiração. "A partir do momento que o indivíduo percebe que alguém vivenciou ou está vivenciando uma história semelhante a dele, isso o conforta. Por que chega ao final do livro e o protagonista consegue superar as barreiras, o leitor acredita que ele também vai conseguir", explica Eva Maria Seitz, bibliotecária do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ao mergulharmos nesse mundo da literatura, não só estamos entrando em uma nova realidade, o que possibilita uma certa "escapada" dos problemas reais, mas também nos deparamos com situações que se assemelham às que vivemos no dia-a-dia e encontramos caminhos vivenciados pelas personagens que nos inspiram a traçar os nossos próprios. "A leitura e a interpretação, claro, dependem do estado emocional da pessoa, do que ela busca naquele momento", diz Seitz. "A literatura de ficção é cheia de divagações, o que permite várias respostas, que o leitor vai dando dependendo das circunstancias que ele está vivendo", explica ela. Ana Lúcia Brandão, crítica e professora participante do Grupo de estudos Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Universidade de São Paulo, também concorda: "A literatura mesmo tem essa questão mais profunda".

Baseado na opinião das especialistas, o Educar para Crescer listou 12 obras para se inspirar com suas personagens, seja você adulto ou seja criança. Confira! http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/12-livros-inspiracao-780967.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

Comments are closed.