Ensino Médio do Projetar encena peça teatral

Estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Projetar apresentaram a peça “Auto da Barca do Inferno” no Centro Cultural Nice Avanza. Para assistir, os espectadores tiveram que doar alimentos não perecíveis que serão entregues ao Lar da Fraternidade. A peça teatral fez tanto sucesso, que será reapresentada no próximo dia 17.

Entenda melhor:

Alunos do Ensino Médio do Projetar encenam o “Auto da Barca do Inferno”

A apresentação da peça teatral reuniu dezenas de pessoas no Centro Cultural Nice Avanza na noite do dia 20 de junho.

Ao estudar o movimento cultural e literário Classicismo, a turma da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Projetar, sob a supervisão da professora de literatura Renata Serafim, optou por inovar.

Unindo ensinamentos de literatura, sociologia, filosofia e educação financeira, os alunos representaram o “Auto da Barca do Inferno”, alegoria dramática de autoria do dramaturgo português Gil Vicente, que também faz parte do Classicismo e foi apresentada em peça pela primeira vez em 1517.

O texto ganhou os moldes da linguagem atual e vários personagens mudaram para abordar melhor os dilemas da sociedade de hoje. Desde o cenário, a sonoplastia e figurinos, tudo foi feito pelos alunos.

A solidariedade também ganhou espaço. Cada quilo de alimento não perecível garantia um ingresso para a peça. Nessa primeira apresentação foram arrecadados 130 kg de alimentos, que serão doados ao Lar da Fraternidade.

O resultado surpreendeu os pais. “Eu achei muito bom, me diverti bastante! Acho a iniciativa muito válida”, disse Aureliano Pires, pai da aluna Caroliny Brito Pires. Para Genivaldo Bassini, pai da também aluna Nayara Baldi Bassini, a peça foi algo totalmente novo. “Aos 53 anos, essa foi a primeira peça teatral que eu vi na vida. Fui surpreendido. Foi maravilhoso”, disse.

Para a professora de literatura que supervisionou o projeto, Renata Serafim, a sensação é de dever cumprido. “Nossa proposta era que eles conhecessem um pouquinho da literatura do século 14. Fizemos uma relação entre o moderno e o arcaico. O resultado foi inesperado. Foi além das expectativas”, afirma a professora.

Reapresentação
Devido ao sucesso, a peça será reapresentada no próximo dia 17 de julho, às 19h30 no Centro Cultural Nice Avanza, Centro de Linhares.

Para assistir, basta trocar alimentos não perecíveis por ingressos nas unidades I e II do Centro Educacional Projetar, do dia 10 ao dia 16 de julho. Cada quilo vale uma entrada.

O “Auto da Barca do Inferno”
A peça tem como cenário o caminho entre o céu e o inferno. Depois de mortas, as personagens ficam entre a barca que leva ao paraíso e é chefiada pelo Anjo e a barca que vai para o inferno, chefiada pelo Diabo. Uma a uma, as pessoas passam por julgamentos que levam em conta sua conduta na Terra. E é exatamente esse julgamento que decide entre a salvação e a perdição, destino da maioria das personagens.

Confira todas as fotos em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.599195783435751.1073741841.372562736099058&type=3&uploaded=129#!/media/set/?set=a.599195783435751.1073741841.372562736099058&type=1

Confira um pouco da encenação em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sWqYsZo5Nmc

Comments are closed.