Entre numa fria com a gente!

As geleiras (ou glaciares) são gigantescas regiões de gelo formadas pelo acúmulo de neve. Ao longo do tempo, a neve é cristalizada e compactada em camadas, formando uma extensa massa de gelo. Elas demoram bastante tempo para se formarem: algumas só ganham o tamanho final depois de 30 mil anos!

PICOLÉ GIGANTE
A maior geleira do mundo fica na Antártida e ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados (mais que um Brasil e meio). Ela concentra 90% do gelo do planeta – outros 11% estão na Groenlândia, 3% nas ilhas do Ártico e 1% nas montanhas frias espalhadas pelo mundo.

QUANTA ÁGUA!
Os glaciares têm mais da metade da água doce do planeta. Se essa imensa reserva derretesse da noite para o dia, o nível do mar subiria uns 60 metros, inundando a maioria das cidades costeiras – como o Rio de Janeiro – e fazendo ilhas desaparecerem por completo.

ANDARILHA
As geleiras se formam em locais muito frios em áreas planas (como imensas montanhas de gelo) ou em formato de rios de gelo, que descem pelos vales como se fossem feitos de água. Aliás, uma geleira nunca fica parada. Ou desce morro abaixo pela ação da gravidade ou se espalha pelo solo por causa de seu peso. E isso ocorre bem devagar!

EM PEDAÇOS
Quando as enormes plataformas das geleiras chegam ao mar, muitas vezes se soltam delas gigantescos pedaços de gelo. Essas partes que se desprendem dão origem aos icebergs, que até derreterem por completo podem ficar mais de dez anos viajando na água.

VOCÊ SABIA QUE
… quase toda a Groenlândia é coberta por glaciares? A ilha é uma das maiores plataformas maciças de gelo do planeta.

Shirley Paradiso
Recreio – 07/06/2012

Comments are closed.