Escrita

Escrever um texto não é uma tarefa fácil. Você precisa apresentar um tema e desenvolver argumentos consistentes para que seja claro e de fácil compreensão. Muitas vezes é preciso reescrever várias vezes até chegar à produção que você esperava. Mas, você é capaz de editar o seu próprio texto? Confira algumas dicas para evitar textos com falhas e aperfeiçoar seu próprio trabalho: 

1. Imprima o seu texto
Criticar o trabalho de alguém é muito mais fácil do que refazer. Ler o texto em outra perspectiva ajuda a analisar o texto de forma mais clara. Quando ficamos muito tempo na frente do computador, a nossa visão acaba ficando viciada no texto. Se você já imprimiu seu texto, leia com atenção e comece a fazer a correção. Não tenha medo de cortar expressões e palavras. A ideia desse exercício é desenvolver a clareza e a coesão do seu texto.

2. Analise com calma
Passar muitas horas analisando o mesmo texto pode ser péssimo para a sua edição. A dica é ler com calma e voltar a editar depois. Quando voltar a sua atenção para a produção, você vai enxergar os erros com mais facilidade e isso vai facilitar o seu processo.

3. Leia em voz alta
Leia o seu trabalho em voz alta e veja se ele flui. Um bom texto deve ser lido sem nenhum problema ou interrupções. Se este não é o caso, melhor você começar a editá-lo já.

4. Finja que você é o leitor
Agora que você já leu e releu o documento está na hora de se colocar no lugar do leitor. Procure identificar se o tema é interessante e, principalmente, se o conteúdo está de acordo com a sua proposta inicial. A ideia é ser tão crítico quanto um leitor qualquer.
 

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/03/27/1013271/4-dicas-simples-editar-seu-proprio-texto.html

Comments are closed.