Livros para gostar de matemática

Na busca por soluções para ajudar seu filho nas aulas de matemática, já se foram muitas estratégias, não é mesmo? Reunião com o professor da escola para pedir para ele explicar a matéria novamente, aula de reforço, súplicas para o colega da classe ajudá-lo na véspera da prova… E nada parece resolver. Será que ele não gosta de Matemática e por isso não entende ou não entende Matemática e por isso não gosta dela?

Que tal mais uma tentativa para mudar esse cenário? Nas livrarias existem inúmeros títulos que não são livros didáticos, mas têm tudo a ver com essa área do conhecimento. São romances e livros de atividades que conseguem transformar muitos dos números e das expressões matemáticas que tanto intimidam e irritam as crianças e os adolescentes, em histórias deliciosas e desafios divertidos.

Confira a seguir, 11 indicações que vão deixar seu filho interessado no assunto e com vontade de aprender:

Para jovens e adultos

1. Uma coleção de livros raros sobre matemática é enviada de Manaus para o senhor Ruche, que mora em Paris, por um  amigo que ele não vê há mais de meio século. Ao mesmo tempo, o menino Max adota um papagaio, batizado de Nofutur, salvando-o de ser violentado por bandidos. Juntos, o velho, o garoto e o leitor se vêm desafiados a catalogar os livros e, consequentemente, a organizar a história da matemática, ao mesmo tempo em que se surpreendem com as falas reveladoras da ave sobre o assunto. Assim, todos acabam por descobrir detalhes da vida de matemáticos famosos como Tales, Pitágoras, Euler e Arquimedes e a compreender a estrutura do pensamento de cada um deles. Escrito por um professor da Universidade Paris VIII, é um livro que captura a atenção de quem gosta de tramas policiais.
O Teorema do Papagaio – Denis Guedj – Ed. Cia. das Letras, 504 págs., 61,50 reais

2. Por si mesma, a Matemática não envelhece. O mesmo acontece com o clássico livro que conta as aventuras do persa Beremiz Samir na empreitada de resolver problemas que aparentemente não têm solução. Samir consegue, por exemplo, formar qualquer número com quatro algarismos 4. Duvida, caro leitor? Para fazer o zero, ele propõe subtrair 44 de 44 e para 1, a fração 44/44. Manipulando a lógica, o personagem mistura o clima da terra das mil e uma noites com as regularidades e as convenções da ciência dos números.
O Homem que Calculava – Malba Tahan – Ed. Record – 286 págs., 34,90 reais 

3. Já experimentou fazer uma multiplicação começando pelo algarismo da esquerda do multiplicador em vez de seguir a fórmula de iniciar com o da direita? Será que dá certo? Esse é um dos desafios que Malba Tahan, pseudônimo do professor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, propõe em um almanaque cheio de curiosidades, convidando o leitor para brincar com as propriedades dos números. A propósito, a resposta é sim, da esquerda para a direita também funciona.
Matemática Divertida e Curiosa – Malba Tahan – Ed. Record – 160 págs., 29 reais

4. Números primos, raiz quadrada, teorema de Pitágoras… Se todos esses termos assustam durante a aula de Matemática, nas páginas do livro escrito pelo professor da Universidade de Buenos Aires, eles são como itens de um kit de mágica: acrescentando um número ali, subtraindo outro acolá… Zás! Os problemas apresentados são esclarecidos com soluções que requerem simplesmente lápis, papel e uma dose de persistência.
Matemática… Cadê você? – Sobre Números, personagens, problemas e curiosidades – Adrián Paenza – Ed. Civilização Brasileira – 288 págs., 32 reais

5. Imagine conhecer os participantes de uma copa do mundo de cálculo mental ou então o homem que analisa e calcula as probabilidades de mais da metade dos caça-níqueis do mundo e saber como essa turma pensa e, é claro, porque a matemática para eles é algo tão simples… Isso é possível se o leitor se deixar levar como companheiro de viagem do autor, que visita diversos lugares do mundo – da floresta Amazônica ao Japão.
Alex no País dos Números – Uma Viagem ao Mundo Maravilhoso da Matemática – Alex Bellos – Ed. Companhia das Letras – 512 págs., 44 reais

6. Tem gente que acha que Matemática é coisa de maluco. Mas depois de ler esse livro, você vai ter certeza que ela é mesmo coisa do diabo, o simpático e ousado personagem que invade os sonhos do menino Robert, apresentando problemas a ele, mas sem deixá-lo jamais sem uma resposta clara (algumas, inclusive, são acompanhadas de desenhos para ficarem mais fáceis de entender). Teplotaxl – o coisa ruim não tão ruim assim – faz, a cada página, o garoto temer cada vez menos os cálculos e as relações geométricas.
O Diabo dos Números – Um Livro de Cabeceira para Todos Aqueles que têm Medo de Matemática – Hans Magnus Enzensberger – Ed. Cia das Letras – 272 págs., 46 reais

7. O almanaque que reúne uma natureza diversa de problemas – dos aparentemente simples (como provar que 2+2=4) até os realmente complicados (com equações e outros bichos) e também provoca risos apresentando piadas impagáveis (“Que barulho um matemático faz quando está se afogando?” Resposta: “Log, log, log, log, log…”) é uma pedida e tanto para reunir os amigos e… estudar diversos conteúdos! Incríveis Passatempos Matemáticos – Ian Stewart – Ed. Zahar – 356 págs., 39,90 reais

Para crianças

1. De forma divertida, os pequenos passam a se familiarizar as figuras geométricas. O título faz parte de uma série – Triângulos, Retângulos e Círculos – e propõe que as crianças encontrem essas formas em ilustrações que retratam cenas em ambientes cotidianos – como a cozinha.
Formas Por Todos os Lados – Quadrados – Anita Loughey – Ed. Girassol, 23 págs., 12,90 reais

2. Juntamente com Multiplicar, Somar e Subtrair, Dividir é um título da série Clube da Matemática. Ilustrado com personagens como pinguins e outros bichos, diversos cálculos são propostos em tom de brincadeira.
Dividir – Ann Montague Smith – Ed. Girsassol – 28 págs., 19 reais 

3. Nino é um simpático cãozinho que vive por aí contando tudo o que encontra pela frente. A cada página, ele elege um objeto e daí é a vez de o leitor entrar na brincadeira e descobrir a quantidade, realizando a contagem.
Contando com Nino – Peter Curry – Ed. Ciranda Cultural – 10 págs., 14,90 reais

4. Imagine 40 propostas de jogos educativos de matemática para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, testados e aprovados. Agora, pense na possibilidade de poder “fabricar” todos eles, com orientações passo a passo (e moldes!) para poder brincar em casa ou na escola. Com os dois volumes em mãos, o leitor realmente pode organizar um clube e reunir os amigos para brincar de resolver problemas.
 

Comments are closed.