Edifícios verdes podem ajudar a saúde de milhões. Com mais pessoas em cidades, ambientes internos terão de melhorar
Em 2012, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que 3.5 milhões de pessoas morrem por ano por poluição em ambientes fechados. O conjunto de fatores que leva a este quadro até ganhou um nome: a “síndrome do edifício doente.” Pessoas que trabalham em prédios velhos e com manutenção precária frequentemente sofrem de males como cansaço crônico, dor de cabeça, resfriados, tosse e outro relacionados a estes ambientes.
Se algo não for feito em relação a estes edifícios, as coisas irão piorar muito. A população mundial em 2050 deverá ser de 9 bilhões, Destes, 80% viverão em espaços urbanos. Apenas nos Estados Unidos, pesquisas indicam que as pessoas passam 90% de seu tempo em ambientes fechados.
Edifícios podem ter concentrações de poluentes até cinco vezes maiores que concentrações típicas em espaços abertos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental americana. Estes poluentes vêm de estruturas obsoletas, ar-condicionado portátil e ventilação mal planejada, por exemplo.
Por causa disto, cada vez mais prédios vão precisar cumprir a demanda de qualidade ambiental de populações que crescem rapidamente em áreas urbanas, como Bangkok, Jacarta e Istambul. Eles necessariamente operarão com eficiência energética muito mais alta que os edifícios de hoje. Isto irá também fazer muito sentido do ponto de vista econômico.
Apenas nos EUA, mais de 44.000 prédios têm certificado verde, e 48% das novas construções já começam com este padrão. Este percentual deverá crescer 10% ao ano até 2015.
Um bom exemplo é o edifício da Sony Pictures na Califórnia. Ele reduziu suas emissões de carbono em 300 toneladas por ano em relação às instalações anteriores. E, menos carbono na atmosfera, menos problemas de saúde, conta o Clean Techie.
José Eduardo Mendonça – http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/edificios-verdes-podem-ajudar-a-saude-de-milhoes/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_psustentavel