Projetar mostra aos alunos como é uma eleição

Projetar utiliza eleição de líderes de turma para debater o processo eleitoral com as crianças, que adoraram a iniciativa e realizaram até comício nas salas de aula.

Em 2012 teremos eleições municipais e o Centro Educacional Projetar fica atento e reconhece que a participação no processo eleitoral é importante. Nada melhor que conscientizar desde cedo os futuros políticos, empresários, pais e mães de uma nação.

É comum imaginar que a crianças não achariam interessante um projeto como esse. Comum mas equivocado, como afirma a Professora Márcia Maia. “Os alunos ficaram tão empolgadas que fizemos um título de eleitor para cada estudante”, conta a professora de geografia e filosofia.

A prova de que todos gostaram vem no momento da votação. As crianças ficam eufóricas e levantam seus títulos de eleitor para mostrar que são eles que escolhem. “Acho muito bom a eleição porque precisamos de um líder e é democrático”, fala Pedro Henrique Siqueira dos Santos, 8º ano. Evelyn Conte Menezes foi mais longe, disse que ali na escola eles têm a oportunidade de experimentar esse momento único, o do voto. “É legal porque aqui a gente tem a chance de votar, e lá fora não”, conta a estudante de 10 anos que cursa o 5º ano.

Todo o trabalho foi direcionado exatamente da forma como acontece em um pleito. Os candidatos foram escolhidos, as campanhas realizadas, tudo dentro das regras e democrático. “Até a Ficha Limpa o candidato precisa ter. Se o aluno cumpre com suas tarefas, não tem ocorrência, se comporta bem, ele pode ser um candidato, caso contrário é inelegível”, conta Márcia.

O objetivo principal do projeto foi cumprido. As crianças ficaram antenadas e agora sabem como funciona um pleito e a importância do voto para a sociedade.

Assessoria de Comunicação

Centro Educacional Projetar

Comments are closed.