Projetar no Ministério do Meio Ambiente

No início dessa semana, representantes do Centro Educacional Projetar, escola de ensino fundamental e médio sediada em Linhares, estiveram em Brasília para apresentar o Projeto Escola Cuidando da Vida ao Ministério do Meio Ambiente.

Mais detalhes abaixo:

Escola linharense apresenta projeto no Ministério do Meio Ambiente em Brasília

Vencedor do concurso Mova-se do Sistema Positivo de Ensino, o Centro Educacional Projetar ganhou, no fim do ano passado, três viagens a Brasília com participação garantida em uma reunião no Ministério do Meio Ambiente.

Representantes do Projetar viajaram à capital do Brasil na segunda-feira (11). No mesmo dia, fizeram um city tour pela cidade e tiveram a oportunidade de conhecer seus principais prédios e monumentos.

No dia seguinte, a gestora da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), Samyra Crespo, recebeu quatro representantes do Centro Educacional na Esplanada dos Ministérios para uma reunião.

Na reunião, foi apresentado o Projeto Escola Cuidando da Vida, vencedor do concurso. “Todos os diretores e secretários do Ministério do Meio Ambiente elogiaram a iniciativa da escola e nos provocaram a dar continuidade ao projeto enfatizando o quanto é importante para o ministério ações como essa”, afirma Shirley Locatelli, uma das coordenadoras do projeto.

Além dela, também estiveram em Brasília representando a escola linharense Ana Aparecida dos Santos (coordenadora de projetos), Wedmim Paixão Layber (aluno do 8º ano) e Giovanna Serqueira Garoze (aluna do 3º Ano). O prêmio era uma viagem para três, mas, dada a participação dos alunos no projeto, a escola resolveu presentear mais um estudante com a viagem.

“Acredito que esse evento só veio concretizar a missão que o Projetar tem com a sociedade linharense: ‘Promover uma educação baseada em princípios cognitivos e humanistas, proativa ao ponto de transformar a realidade dos agentes envolvidos no processo de ensino aprendizagem’”, completa Shirley.

A secretária Samyra Crespo fez questão de ficar com todo o detalhamento do projeto para futuros contatos.

O concurso

Para participar do concurso Mova-se, as escolas do Sistema Positivo de Ensino deveriam desenvolver projetos que contemplassem discussões e ações ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Tudo deveria ser registrado em um blog.

O Centro Educacional Projetar criou o Projeto Escola Cuidando da Vida, que começou a se fazer presente no dia a dia dos alunos da escola em agosto de 2012. O intuito inicial era apenas participar do concurso, mas o projeto foi ganhando espaço e agora é parte fixa do calendário anual da escola.

O objetivo da iniciativa é proporcionar à comunidade escolar e aos demais públicos ligados à escola uma realidade ecológica que ainda é pouco vivenciada, possibilitando-os conhecer e interagir com os ecossistemas e, consequentemente, transformá-los em multiplicadores de ações sustentáveis, garantindo também, instrumentos que os levem a uma mudança de comportamento social e ambiental.

Palestras sobre separação de lixo, reciclagem e sustentabilidade; visitas a empresas e a reservas naturais; reflorestamento de área na zona rural de Linhares; e transformação da escola em um ponto de coleta de lixo seco voluntário são algumas das ações do projeto. Outro ponto alto foi a elaboração de uma Agenda 21 local, pautada em ações possíveis dentro do ambiente escolar para que o Projeto Escola Cuidando da Vida aconteça de fato.

Legendas das fotos

Foto 1 (da esquerda para direita) – Ana Aparecida dos Santos e Shirley Locatelli, representantes do Centro Educacional Projetar, entregam a Samyra Crespo (Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC) e Ana Maria Nato (Diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis) detalhes sobre o Projeto Escola Cuidando da Vida.

Foto 2 (da esquerda para direita) – Milena Fiuza (Coordenadora do projeto Mova-se do Grupo Positivo), Cleia Farinhas (Gerente Pedagógica do Grupo Positivo), Ana Aparecida, Shirley, Raphaela Gubert (Coordenadora do projeto Mova-se do Grupo Positivo) e as crianças Giovanna e Wedmin em frente ao Ministério do Meio Ambiente.

Foto 3 – Representantes das escolas ganhadoras do concurso Mova-se do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo visitam o Congresso Nacional.

Comments are closed.