Selo Solidário 2013

O Centro Educacional Projetar é uma das poucas escolas brasileiras a ganhar o selo Escola Solidária 10 anos, conferido às instituições de ensino que promoveram projetos relacionados a voluntariado educacional e ganharam todos os selos entregues pelo Instituto Faça Parte na última década. Entenda melhor:

Escola linharense recebe selo Escola Solidária 10 anos

Centro Educacional Projetar é uma das poucas escolas brasileiras a ter todos os selos conferidos pelo Instituto Faça Parte na última década.

Coordenado pelo Instituto Faça Parte, organização que promove a cultura do voluntariado educativo no Brasil, o Selo Escola Solidária existe desde 2003 e serve para reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, divulgar ações e projetos de voluntariado educativo e incentivar essa prática.

Desde sua criação, o Selo Escola Solidária já reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os estados da nação. Em comemoração ao aniversário de 10 anos do projeto, o Faça Parte confere em 2013 um selo especial às 285 escolas brasileiras que receberam o selo Escola Solidária em todas as edições. Uma escola linharense está entre as premiadas.

O Centro Educacional Projetar, tradicional escola de educação infantil, ensino fundamental e médio de Linhares, recebeu o Selo Escola Solidária 10 anos. Para ganhar o selo, as escolas devem enviar um projeto que tenha ligação com voluntariado educativo. O projeto enviado é avaliado e as escolas que melhor atingem o objetivo proposto ganham o selo. O último projeto enviado pelo Projetar foi o “Resgatando Valores”.

“O Centro Educacional Projetar fica lisonjeado por receber o Selo Escola Solidária 10 anos e fazer parte das 285 escolas do Brasil que receberam todos os 5 selos. É o resultado dos 38 anos dedicados a uma educação de qualidade que leva o aluno a compreender as transformações sociais de nossa realidade. Os projetos desenvolvidos para a comunidade carente alimentam em nossos alunos a formação de uma consciência crítica, cidadã, ética e humana”, disse a Coordenadora Administrativo-Financeira do Projetar, Shirley Locatelli.

O Selo Escola Solidária foi uma realização do Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, Unicef e OEI e aconteceu a cada dois anos, de 2003 a 2011.

Sobre o Projeto “Resgatando Valores”
Aplicado em 2011, “Resgatando Valores” teve como objetivo trazer à tona valores morais e culturais muitas vezes esquecidos. Palestras, dinâmicas, documentários e atividades sociais promoveram a discussão sobre tolerância, capacidade de indignação, cooperação versus competição, consumismo, inter-relação pessoal e ética.

Finalizou-se o projeto com visitas ao Lar da Fraternidade, levando solidariedade e gestos de afetividade aos idosos e crianças atendidos pela entidade filantrópica.

Comments are closed.